Os LEDs

A palavra LED vem do inglês Light Emitting Diode, em português, significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é um diodo que quando energizado emite luz visível ao olho humano.

O que é um Diodo?

Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina, cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.no.

Quem inventou o LED?

Em 1961, Robert Biard e Gary Pittman, pesquisadores da Texas Instruments, descobriram que o GAAS (Arsenieto de Galio, um dos compostos usados na fabricação de diodos retificadores e de sinal) emitia radiação infravermelha quando percorrido por uma corrente elétrica. A radiação infravermelha não é visível a olho nú e somente em 1962, que Nick Holonyak Jr., da General Electric, conseguiu obter luz visível (vermelha) a partir de um LED.

Robert Biard e Gary Pittman patentearam o LED, mas Holonyak é considerado o ‘pai do diodo emissor de luz’. Em 1971, surgiu o LED azul, mas a sua intensidade luminosa era muito baixa. Somente em 1989, é que surgiram os primeiros LED’s azuis comerciais, permitindo a criação dos diversos dispositivos visuais a LED (TV de LED, painéis RGB, etc.).
Fonte(s): Wikipedia​

Existem três tipos de LEDs

As lâmpadas de LED

Os LED’s chegaram no ramo de iluminação somente em 1999, e, desde então, têm sido vistos como um futuro da iluminação. A vantagem de utilizar o LED como iluminação é proporcionar economia, durabilidade e eco-eficiência.
Os LED’s estão inovando cada vez mais, os projetos de arquitetura e de diversos setores. Apesar do alto custo, o LED é a melhor opção de economia, principalmente para o meio ambiente.

Vantagens do LED

  • Durabilidade: Estimada em até 100.000 horas;

  • Não emite calor, raios UV e IV;

  • Não agride os objetos iluminados por sua irradiação luminosa;

  • Não atrai insetos;

  • Não agride o meio ambiente, dispensando descarte;

  • Segurança total: não oferece risco, pois não tem gases nem filamento e sua voltagem é baixa;

  • Alta Resistência: Não requerer manutenção;

Fonte da imagem: http://revistageracaosustentavel.blogspot.com.br/2010/01/reinvencao-da-luz.htm